Conectate con nosotros
Aguaray, Santa Rosa, Paraguay, NoticiasAguaray, Santa Rosa, Paraguay, Noticias

Notas

Papa anunciará canonização de Madre Teresa na próxima semana

Publicado

en

Papa anunciará canonização de Madre Teresa na próxima semana

O papa Francisco, no consistório ordinário do dia 15 de março, firmará o decreto para a canonização de Madre Teresa de Calcutá e anunciará a data para a proclamação de santidade da religiosa, informou o Vaticano nesta segunda-feira (07). Entre as datas possíveis, está o dia 4 de setembro, dia de falecimento de Madre Teresa.

A irmã missionária nasceu em 1910, em Skopje, hoje capital da Macedônia, sob o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu e faleceu em setembro de 1997. Sua beatificação ocorreu no dia 19 de outubro de 2003 pelo então papa João Paulo II. Sua vida foi marcada pela luta pelos mais pobres e marginalizados, o que lhe rendeu um Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Para declarar a canonização, a Comissão da Causa dos Santos precisa confirmar dois milagres do religioso. Segundo o jornal católico «Avvenire» publicou no dia 18 de dezembro do ano passado, o segundo desses milagres aconteceu com um brasileiro.

Em 2008, um homem de 35 anos residente em Santos teria se curado repentinamente e de modo cientificamente inexplicável quando estava à beira da morte por causa de uma doença no cérebro. Sua mulher rezava constantemente para a «santa das sarjetas».

A oficialização do reconhecimento do milagre por parte de Jorge Mario Bergoglio teria ocorrido um dia antes da publicação.

Além da indiana, serão firmados os decretos para a canonização de José Luis Sánchez del Río, Estanislau de Jesus Maria (Giovanni Papczynski), Maria Elisabeth Hesselblad e Giuseppe Gabriele del Rosario Brochero. Este último será o primeiro santo nascido e morto na Argentina, o país natal do Pontífice.

Brochero, um sacerdote nascido em 1840 e que morreu em 1914, foi proclamado beato em 14 de setembro de 2013.

Papa e Argentina

Outro ponto importante do anúncio vaticano de hoje foi o da canonização do primeiro santo argentino. Isso porque, além da importância para os católicos do país, mostra uma reaproximação entre Vaticano e Argentina após a eleição do novo presidente, Mauricio Macri.

Com a antecessora, Cristina Kirchner, o relacionamento era bastante conturbado. Antes de ser nomeado líder da Igreja Católica, Bergoglio e os Kirchner tinham um relacionamento «frio». Após sua escolha, no entanto, a postura da ex-presidente argentina foi de mostrar «amizade» com Francisco.

Entre 2013 e 2015, a mandatária foi ao Vaticano por quatro vezes e encontrou o Papa durante suas viagens na América Latina, no Brasil, em Cuba e na Bolívia.

O líder católico chegou a reclamar em uma entrevista para a emissora mexicana «Televisa», sem citar nenhum nome, que sentia-se usado por políticos argentinos. Porém, desde que Macri foi eleito, a relação passou a ser mais «formal».

Segundo a mídia argentina, a nomeação do novo embaixador na Santa Sé, Rogerio Pfirter, foi vista com «bons olhos» e a aprovação dele foi em «tempo recorde». Até por causa disso, Macri optou por visitar o Vaticano apenas no último mês de fevereiro, em um encontro que durou menos de meia hora.

Sigue leyendo
Anuncio

Tendencias